A Orquídea - Mário A G Leal

ESTE FÓRUM NÃO PERMITE QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO PESSOAL, ISTO VALE PARA
MODERADORES E USUÁRIOS. ENTRE EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
login.php?sid=f1d7d32a427f92f02825a426ebb05f99 profile.php?mode=register&sid=f1d7d32a427f92f02825a426ebb05f99 faq.php?sid=f1d7d32a427f92f02825a426ebb05f99 search.php?sid=f1d7d32a427f92f02825a426ebb05f99 Estatisticas index.php?sid=f1d7d32a427f92f02825a426ebb05f99

A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » FÓRUM CENTRAL » Troncos de Eucaliptos
Ir à página Anterior  1, 2
Novo tópico  Responder tópico Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico 
Re: Troncos de Eucaliptos
MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 5:09 pm Responder com citação
Fernascimento
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

flaviohrp escreveu:
Ola, pssoal, estou fazendo uma esperiencia aqui em casa com troncos de eucaliptos, visto que depois da reforma sobrou muitos troncos desta arvoro. sei que orquideas gostam de arvores coa a casca mais rugosas pois tenho varias em um troncos deste tipo e vão muito bem, rsrs, quenunca ouvi falar que estejam plantadas em eucaliltos, as mudas que escolhi para fazer a experiencia foi a DENDOBRIUM, pois tenho varias desta especie. gostaria de saber se alguem aqui do forum ja ouviu falar sore o assunto e se os resultados foram satisfatorio ou nao. se o eucalipto tem alguma particularidade que venha atrapalhar o crescimento das plantas.
desde já o meu mhito obrigado. e espreque que me ajudem. um abraço

Olá, Flávio.

Vc disse q sua casa estava em obra.... será q vc está se referindo aos PONTALETES (tronco fino, ora usado em escoramentos)??? Se for pode dar certo sim, pois tem boa durabilidade e o ponto negativo é q ele dificulta a aderência, já q é liso.... mas, vc pode fazer furos com furadeira e/ou cortes com uma mini-serra, de forma a facilitar a aderência. Quanto ao tanino, basta deixar por uns 7 dias en água e trcar todos os dias. Nas àrvores vivas de Eucalipto é q não é recomendado pois sua casca solta-se com facilidade e a raíz da orquídea não consegue se fixar.

Minha opnião: Natureza é uma coisa, cultivo é outra.... Alguém já viu orquídeas em, por exemplo, pau-de-barro na natureza??? Nós tentamos INFIMAMENTE reproduzir algumas condições, pois a DINÂMICA da NATUREZA é perfeita e seria muita presunção querer igualá-la.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Troncos de Eucaliptos
MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2011 9:01 pm Responder com citação
flaviohrp
1º PASSO
1º PASSO

E luis vc tem razão. valeu pela dica
MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2011 11:42 am Responder com citação
Fernascimento
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Valéria marina Franciscat escreveu:
Por isso é que eu falei para esperar opinioes, pois isso vai muito da experiencia de cada um, a sua se deu bem, me disseram que eles nao gostam de pe de acerola, o meu ta cheio de den nobiles e este ano floriu muito, agora coloquei muitossssssss den no pe de acerola so pra ver o que vai acontecer no proximo ano.

Val, já vi uma miltonia flavescens, em placa de xaxim, amarrada num galho de acerola e com floração muito abundante. Sinal q a iluminação e nutrientes fornecidos pela decomposição das folhas estava bom e, ainda; a casca de acerola não se solta com facilidade. Creio q qualquer epífita vá bem........
MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2011 12:15 pm Responder com citação
Valéria marina Franciscat
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Fernascimento escreveu:
Por isso é que eu falei para esperar opinioes, pois isso vai muito da experiencia de cada um, a sua se deu bem, me disseram que eles nao gostam de pe de acerola, o meu ta cheio de den nobiles e este ano floriu muito, agora coloquei muitossssssss den no pe de acerola so pra ver o que vai acontecer no proximo ano.

Val, já vi uma miltonia flavescens, em placa de xaxim, amarrada num galho de acerola e com floração muito abundante. Sinal q a iluminação e nutrientes fornecidos pela decomposição das folhas estava bom e, ainda; a casca de acerola não se solta com facilidade. Creio q qualquer epífita vá bem........

Pois é ela ta com den nobiles, den moschatum, e agora coloquei uns oncindiuns, virou uma salada mista rsrs, acho que agora vou colocar uma miltonia tb .

http://floresvinhosecancoes.blogspot.com/

A vida é tão bela feito uma orquidea!!!!
MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2011 10:57 am Responder com citação
Luan Eduardo O da Silva

srsrsrrs. muito boa essa idéia , vou começar plantar minhas epidendrum e umas dendrobium para ver como vai ficar . Acho melhor voce patentear essa idéia se nao vam roubar essa idéia de vc rsrsrsrs bringadeira
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 9:37 pm Responder com citação
Iris_SP
1º PASSO
1º PASSO

Oi gente!

Eu resolvi testar plantar em casca de eucalipto. Deixei bastante tempo de molho (semanas...) trocando sempre a água e tb deixando no Sol, na chuva, enfim, para tirar o máximo de tanino possível...
Já consegui plantar com sucesso uma mudinha de Oncidium flexuosum que não ia pra frente de jeito algum e agora está cheia de raízes e brotos. Fiz o mesmo com kekis de Den Nobile que tb brotaram e estão enraizando.
Sempre ouvi falar que eucaliptos eram impróprios para plantio, porém como estava com as cascas, resolvi arriscar...e pelo menos até agora, tem dado td certo...

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 9:45 pm Responder com citação
WILLYNAVAL
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Sucesso Iris Laughing Laughing Laughing

Alt: 762mts
Temp Média: 20,9º C
UR do Ar: 70,7º C
Lat. 23º11’20” S
Long. 46º53’01” W
Pop: 372mil 2011
Dist. da Capital: 57,7Km
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 6:54 pm Responder com citação
Fernascimento
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Iris_SP escreveu:
Oi gente!

Eu resolvi testar plantar em casca de eucalipto. Deixei bastante tempo de molho (semanas...) trocando sempre a água e tb deixando no Sol, na chuva, enfim, para tirar o máximo de tanino possível...
Já consegui plantar com sucesso uma mudinha de Oncidium flexuosum que não ia pra frente de jeito algum e agora está cheia de raízes e brotos. Fiz o mesmo com kekis de Den Nobile que tb brotaram e estão enraizando.
Sempre ouvi falar que eucaliptos eram impróprios para plantio, porém como estava com as cascas, resolvi arriscar...e pelo menos até agora, tem dado td certo...

Muito bom, Iris.

Eu tbm sempre ouvi que a fibra de côco éra imprópria, porém, utilizo com sucesso, junto a outros elementos, e à acho imprescíndivel para fornecer aeração.

Tudo é adaptável. Basta adequar o material que se pretende utilizar.

Não é legal plantar diretamente na árvore de Eucalipto pois, suas cascas se soltam com facilidade, mas pode-se fazer como vcc fez ou tomar um toco, remover a casca e fazer uns furos e riscos para melhor aderência das raízes.

Boa sorte e lembre-se que as melhores idéias de gênios da humanidade já foram perseguidas e ridicularizadas, assim como as de um certo GALILEU GALILEI.
MensagemEnviada: Dom Mar 06, 2011 7:46 pm Responder com citação
Fabiano Milani
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Quando usamos casca de pinus sem ser a que ja vem tratada, precisamos tirar todo o tanino, poi prejudica muito as plantas, mas todos as mandeiras nao tratadas devem ser desinfectadas.

Alguém sabe como retirar o tanino dos pedaços de tornco de eucalipto?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MensagemEnviada: Dom Mar 06, 2011 8:24 pm Responder com citação
Aurélia Cruz
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Pessoal, eu uso uma casca de eucalipto de 30 cm de largura por 1,20 m de altura. Peguei esta casca em uma madeireira daqui da minha cidade. No inicio plantei apenas tiririca, ops, Dendrobium nobile (hehehe aproveitando a brincadeira!!! Laughing ). Eles estão muito bem nela.
Um dia, depois de um acidente no orquidário (leia-se: cachorro chato que invade e mastiga a cattleya mais bonita.... Crying or Very sad ) eu tive uma crise histérica e coloquei a cattleya "comida" solta por cima dos dendrobiuns no tronco e.... esqueci! simplesmente esqueci e agora, cerca de 5 meses depois, ela está bem enraizada e com um broto de 12 cm. Da dó de tirar, então vai ficar lá até florir.
O que eu gostaria de colocar também (e vou esperar pelas pedradas Laughing ) é que eu não faço nenhuma espécie de tratamento nos troncos que utilizo. Do jeito que são cortados, são utilizados. Só descarto qualquer parte que tenha cogumelos. De resto eu uso tudo sem me preocupar com tanino ou qualquer outro "ino" que esteja nele. Na natureza as plantas sobrevivem desta forma e eu nunca tive problemas com isso. Aliás que eu me lembre, pelo menos a Sidney Advogada (nossa colega sumida do forum) também usa os troncos sem tratamento e não relatou nenhum problema por conta disso.
Enfim, esta é minha experiência.
Na dúvida, faça um teste com uma muda repetida. Isso é valido para qualquer "experiencia" no orquidário.
Abraços!

MensagemEnviada: Dom Mar 06, 2011 9:47 pm Responder com citação
Fabiano Milani
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Aurélia Cruz escreveu:
Pessoal, eu uso uma casca de eucalipto de 30 cm de largura por 1,20 m de altura. Peguei esta casca em uma madeireira daqui da minha cidade. No inicio plantei apenas tiririca, ops, Dendrobium nobile (hehehe aproveitando a brincadeira!!! Laughing ). Eles estão muito bem nela.
Um dia, depois de um acidente no orquidário (leia-se: cachorro chato que invade e mastiga a cattleya mais bonita.... Crying or Very sad ) eu tive uma crise histérica e coloquei a cattleya "comida" solta por cima dos dendrobiuns no tronco e.... esqueci! simplesmente esqueci e agora, cerca de 5 meses depois, ela está bem enraizada e com um broto de 12 cm. Da dó de tirar, então vai ficar lá até florir.
O que eu gostaria de colocar também (e vou esperar pelas pedradas Laughing ) é que eu não faço nenhuma espécie de tratamento nos troncos que utilizo. Do jeito que são cortados, são utilizados. Só descarto qualquer parte que tenha cogumelos. De resto eu uso tudo sem me preocupar com tanino ou qualquer outro "ino" que esteja nele. Na natureza as plantas sobrevivem desta forma e eu nunca tive problemas com isso. Aliás que eu me lembre, pelo menos a Sidney Advogada (nossa colega sumida do forum) também usa os troncos sem tratamento e não relatou nenhum problema por conta disso.
Enfim, esta é minha experiência.
Na dúvida, faça um teste com uma muda repetida. Isso é valido para qualquer "experiencia" no orquidário.
Abraços!

Bem, já tenho uma referencia.
MensagemEnviada: Dom Mar 06, 2011 10:46 pm Responder com citação
Leonel
3º PASSO
3º PASSO

Fabiano Milani escreveu:
Quando usamos casca de pinus sem ser a que ja vem tratada, precisamos tirar todo o tanino, poi prejudica muito as plantas, mas todos as mandeiras nao tratadas devem ser desinfectadas.

Fabiano, olá e uma boa noite!

É só deixar de molho por cerca de uma semana em água, e trocar essa água todos os dias. Você vai ver que as primeiras águas ficarão com uma coloração marrom-avermelhada, que diminuirá de intensidade à medida que você for trocando a água, porque o tanino irá diminuindo.

Abraços,

Na tranquilidade e confiança está a sua força (Is, 30:15)
Clima Tropical de Altitude
Precipitação Anual Média de 1.536mm
Temp.: Mín: 12º e Máx: 32º Inverno seco e Verão chuvoso
Altitude: 677m
MensagemEnviada: Dom Mar 06, 2011 10:53 pm Responder com citação
Fabiano Milani
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Leonel escreveu:
Fabiano Milani escreveu:

Fabiano, olá e uma boa noite!

É só deixar de molho por cerca de uma semana em água, e trocar essa água todos os dias. Você vai ver que as primeiras águas ficarão com uma coloração marrom-avermelhada, que diminuirá de intensidade à medida que você for trocando a água, porque o tanino irá diminuindo.

Abraços,

Obrigado. Vou fazer isso. DEvo ter agora uns 15 pedaços ou mais esperando as orquideas.
alguem ja usou casca da arvore jaca.
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 12:22 pm Responder com citação
valdilene767
1º PASSO
1º PASSO

Como moro no interior da bahia, sempre vejo lindas orquideas em pes de jaca, sempre bem enraizadas, folhas verdes, sempre bonitas e belas. Gostaria de saber se alguem ja usou a casca da arvore jaca como substrato? E tambem para preparar xaxim tem que deixar na agua para tirar o tanino ou nao precisa,?
MICRO ONDAS nele
MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 10:47 pm Responder com citação
Luis II
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

O Eucalipto está em baixa, pelo jeito
TEm rezinas, tanino, etc., mas o que a plsnta quer é um substrato esponjoso. Acho que se der um fervida em água, as subst. orgânicas na parte superficial do tronco vão se oxidar, se decompor ou dissolver na água.
A água sanitária (hipoclorito de sodio) ao se decompor e produzir ´cloro nascente altamente oxidante, também alcaliniza o meio. Logo, só
usar se for muito diluída (daí não terá efeito oxidante, será sem efeito também..)

Eu tenho feito assim com os substratos que adquiro (cascas) e mesmo com o o material todo dentro de um vaso, ao reutiliza-lo:
Vai tudo para dentro do forno micro ondas, umido mesmo: esteriliza e decompõe estas substâncias org. ativas com rezinas e tanino
Troncos de Eucaliptos
A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » FÓRUM CENTRAL