A Orquídea - Mário A G Leal

ESTE FÓRUM NÃO PERMITE QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO PESSOAL, ISTO VALE PARA
MODERADORES E USUÁRIOS. ENTRE EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
login.php?sid=0145f1262365524f1ab46088762517e6 profile.php?mode=register&sid=0145f1262365524f1ab46088762517e6 faq.php?sid=0145f1262365524f1ab46088762517e6 search.php?sid=0145f1262365524f1ab46088762517e6 Estatisticas index.php?sid=0145f1262365524f1ab46088762517e6

A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE » Folhas amarelando, muito sol? Pouca umidade?
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Novo tópico  Responder tópico Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico 
Folhas amarelando, muito sol? Pouca umidade?
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 6:19 pm Responder com citação
Bruno Ville
1º PASSO
1º PASSO

Olá,

Notei que meu Dendrobium nobile, que peguei faz pouco tempo, está amarelando algumas folhas. Como eu mantenho em apartamento, estou com receio que possa ser a ventilação da varanda ou mesmo excesso de sol.
O local toma sol direto mais ou menos desde as 6 da manhã até as 10.

Notei que o Dendrobium e uma Cattleya híbrida que ganhei amarelaram folhas.

Aqui meu dendrobium cerca de 1 mês atrás, quando ganhei:

Aqui uma foto dele hoje:

Ele amarelou as folhas mais antigas, mas está colocando vários brotos novos e também muitas raízes. Estou adubando quinzenalmente e uso também complexo B.

Essa Cattleya aqui eu ganhei de uma pessoa também quando morreram as flores. Ela veio toda verde escura mas em 2 ou 3 semanas amarelou uma folha grande:

Eu não sei se as plantas normalmente perdem as folhas mais antigas mas no meu caso estou com a impressão que tem algo errado com elas. Tenho impressão que pode ser o sol. Ou talvez por estarem na varanda no 12 andar.

Aqui é o lugar que elas ficam. Na foto tem pouca luz porque é final de tarde, mas de manhã pega sol:

Agora umas outras que tenho:

E aqui só por curiosidade a Vanda, que parece estar brotando novas raízes na base.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 6:46 pm Responder com citação
Murilo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Bruno,

os dendrobiuns gostam de sol. Os do tipo nobile, costumam perder as folhas quando estão para florir. No caso das Cattleyas, elas adoram claridade abundante mas não suportam sol direto nas folhas. Faça um teste simples colocando a mão nas folhas das cattleyas. Se as folhas estiverem quentes, estão pegando sol e vão queimar.
Quanto à Vanda, não acho de bom tom, abafar as raízes delas, pois gostam de ficar com as raízes nuas, soltas ao vento, então seria interessante usar um cachepô de madeira, ou de plático, mas nunca com substrato.

http://www.flickr.com/photos/murilo56

Dê a quem você AMA: asas para voar, motivos para voltar e raízes para ficar !
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 7:24 pm Responder com citação
adilson_aderito
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

no dendrobium é normal, e ao meu ver na cattleya tbm pq a folha é da traseira... as vezes é porque ela ainda está se adaptando ao novo ambiemte...

http://www.flickr.com/photos/adilsfilho/
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 7:29 pm Responder com citação
Bruno Ville
1º PASSO
1º PASSO

Obrigado pelas participações.

A Vanda eu estou mantendo somente com pinus no substrato. Esse esfagno está apenas por cima, pra dar uma segurada a mais na umidade. Aqui em São Paulo o clima é meio seco demais, eu até queria colocar ela com as raízes de fora mas creio que aí não vai aguentar.

O dendrobium terminou a florada faz poucas semanas. Será que ele pode florir outra vez na sequência? Me parece mais que ele está brotando novas folhas...
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 7:31 pm Responder com citação
adilson_aderito
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

não, flores só no ano que ve agora...

http://www.flickr.com/photos/adilsfilho/
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 8:27 pm Responder com citação
davidbento
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Bruno só vou reforçar o que o Murilo disse, sua vanda é linda só que as raizes devem ficar livres, e seu dendrobium também está muito bonito e com saúde!!!

http://www.flickr.com/photos/salaodasflores

https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000094861745

http://withloveparis.blogspot.com/
Folhas amarelando, muito sol? Pouca
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 7:09 am Responder com citação
Murilo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Bruno,

para a Vanda, ou vc prepara uma solução de adubação com fórmula homeopática e rega todas as vezes com esta solução, ou se for adubar semanalmente apenas, use sempre o dobro do recomendado pelo fabricante.
Ou bola, ou búlica !
Se optar por fórmula homeopática, dilua da seguinte forma :
Se o fabricante disser um grama por litro de água, use um grama para 5 litros de água.
Se for adubar apenas semanalmente, use dois gramas por litro de água.
Boa sorte, e lindas flores.

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 8:58 am Responder com citação
Bruno Ville
1º PASSO
1º PASSO

Muito obrigado pela dica, Murilo!

Eu estava adubando semanalmente com a fórmula indicada (biofert), estava até com medo de usar demais.

Meu problema com a Vanda é realmente a umidade aqui. Infelizmente não tenho um local mais adequado e como a varanda é muito arejada, eu optei por deixar ela em vaso. Aliás ela já veio em vaso quando comprei, apenas troquei para esse com furos laterais. Sob o vaso eu tenho um prato com água para aumentar um pouco a umidade (o vaso não toca nessa água)
Será que mantê-la assim vai prejudicar muito?

Eu liguei lá no vandário Mokara em paraty, e a pessoa que me atendeu disse que dava para manter em vaso. O esfagno coloquei por minha conta para segurar um pouco mais a umidade.

Mas a verdade é que sou muito iniciante ainda e não sei olhar pra planta e entender o que ela está pedindo.
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 9:08 am Responder com citação
Murilo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Bruno,

as Vandas normalmente dão surra em qualquer um.
Na verdade, muito pouca gente tem prática com Vandas, e acredita que por ser também uma orquidáceae, pode tratar da mesma forma que as outras.
Na verdade, elas gostam de muita umidade, e muita claridade, mas devem estar secas duas ou três horas após as regas. Já que por aí está muito seco, borrife água várias vezes ao dia.
Por estar com as raízes nuas, a adubação deve ser maciça, pois não há substrato para reter um pouco do adubo.
Eu apanhei muito com Vandas, e quando aprendi, me mudei de estado e perdi quase todas, depois mudei de casa e por um problema de família minhas plantas passaram 6 a 8 dias em pleno sol, outra perda grande.
Mas continuo gostando de todas a s orquídeas. Se quiser manter o sfagnum, tudo bem, mas deixe as raízes o mais livres possível.

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 10:45 am Responder com citação
MARILVA DINIZ LEITE
4º PASSO
4º PASSO

Bruno vou te contar minha experiência.Tal como você moro em São Paulo, na região central/oeste, e tinha 11 vandas penduradas no antigo varal de roupas da área de serviço, com as raízes expostas, tal como é recomendado. Embora as mergulhasse diariamente em um balde de água com adubo, elas aos poucos iam ficando com uma aparência de ressecamento e algumas até amarelando as folhas próximas ao tronco.Tive que viajar por um mês e como um recurso coloquei-as em vasos com argila expandida no sistema hidro.Deixei agua suficiente para manter as argilas úmidas e uma pessoa vinha de 10 em 10 dias repor a água.Pois não é que para minha alegria e surpresa ao regressar o aspecto de ressecamento havia desaparecido. Em suma estou cultivando-as assim e elas estão cada dia mais viçosas, soltando novas folhas.
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 10:56 am Responder com citação
Murilo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Mariva,

excelente solução a que vc adotou, e talvez sirva para o Bruno que também mora em São Paulo.
Como moro em local de alta umidade relativa do ar, e calor intenso, não tenho tido grandes problemas.

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 1:01 pm Responder com citação
Hamila
1º PASSO
1º PASSO

Bruno,

Concordo com o que todos disseram sobre a Vanda. Ela necessita ficar com as raízes expostas, pois sua "alimentação" é feita por elas. No meu caso, eu coloquei um pratinho amarrado ao vaso (pois minhas Vandas ficam amarradas no teto). Intercalo as raízes dentro desse pratinho e troco a água todos os dias. Borrifo água pela manhã e final da tarde. Não o aconselharia deixá-la como está. A cor das folhas não está muito normal.

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 1:04 pm Responder com citação
Hamila
1º PASSO
1º PASSO

Posto uma foto da minha Vanda:

Como disse, logo abaixo do vaso, possui um pratinho com água e algumas raízes dentro.

Abçs!

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 2:27 pm Responder com citação
Bruno Ville
1º PASSO
1º PASSO

Obrigado pelas respostas!

Marilva, onde eu vejo sobre esse sistema hidro??

Hamilda, seu sistema também parece ótimo! Você deixa um grupo de raízes submersas e troca de grupo a cada dia?? Também parece uma ótima opção!

Na verdade eu acho bem mais bonito a Vanda pendurada, preciso ver sobre esse sistema hidro e ver se adoto ele ou o esquema da Marilva, ambos parecem ser muito bons.
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 3:27 pm Responder com citação
MARILVA DINIZ LEITE
4º PASSO
4º PASSO

Bruno o sistema é semi-hidroponia (SH).Temos muito material sobre o assunto aqui mesmo no "sou principiante".Veja do Sergio Oyama Jr, na pagina 8 .Anteriormente ele também tratou do assunto com mais detalhes, mas não localizei .Na pg. 18 tem 2 pessoas que também tratam do assunto.

Eu me interessei e entrei em uns sites indicados pelo Sérgio em espanhol e inglês e obtive mais material.

O fato é que as pessoas não recomendavam para ser usado nas Vandas e foi exatamente esse sisema que salvou as minhas, pois já estava até pensando em doá-las já que estavam definhando pouco a pouco.Pela sua observação agora penso que talvez seja a baixa umidade e o vento que não as deixavam ir para frente.Como você também moro no 12 andar e embora tenha persianas, para ventilá-las, deixava uma parte aberta.
A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE