A Orquídea - Mário A G Leal

ESTE FÓRUM NÃO PERMITE QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO PESSOAL, ISTO VALE PARA
MODERADORES E USUÁRIOS. ENTRE EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
login.php?sid=27803e40f1fa535a257a3825d60b1576 profile.php?mode=register&sid=27803e40f1fa535a257a3825d60b1576 faq.php?sid=27803e40f1fa535a257a3825d60b1576 search.php?sid=27803e40f1fa535a257a3825d60b1576 Estatisticas index.php?sid=27803e40f1fa535a257a3825d60b1576

A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE » Substrato
Novo tópico  Responder tópico Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico 
Substrato
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:02 am Responder com citação
Eugenio F. G. Tavares

Pessoal,
Sei que a medida que vamos aumentando nossa coleção e tempo de experiência vamos definindo a melhor condição para nossas orquídeas. Com relação ao substrato tenho utilizado basicamente a casca de pinus (chip) misturado com carvão vegetal, pois achei que a casca de coco sózinha mantinha muito úmido o local.
Vocês acham que seria melhor uma mistura destes 3 substrato ou o que estou fazendo está bom. Mais alguma sugestão que poderia acrescentar?
Todas minhas plantas estão em vaso de plástico.
Outra pergunta que não tem nada a ver com orquídea, mas como faço para acrescentar uma foto ao lado e que me identifica no forum.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:19 am Responder com citação
Daniela Flávia
Visitante

Olha Eugênio,sobre o substrato eu não sei te responder,terá que ser alguém mais experiente,mas sobre a foto,é só ir lá em perfil,e a última opção é Link para avatar externo.É só colocar a URL da foto lá e salvar o perfil.
Re: Substrato
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:52 am Responder com citação
WILLYNAVAL
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Eugenio F. G. Tavares escreveu:
Pessoal,
Sei que a medida que vamos aumentando nossa coleção e tempo de experiência vamos definindo a melhor condição para nossas orquídeas. Com relação ao substrato tenho utilizado basicamente a casca de pinus (chip) misturado com carvão vegetal, pois achei que a casca de coco sózinha mantinha muito úmido o local.
Vocês acham que seria melhor uma mistura destes 3 substrato ou o que estou fazendo está bom. Mais alguma sugestão que poderia acrescentar?
Todas minhas plantas estão em vaso de plástico.
Outra pergunta que não tem nada a ver com orquídea, mas como faço para acrescentar uma foto ao lado e que me identifica no forum.
Abraço.

Oi Eugenio, minhas orquideas estão quase todas neste mix que vc citou: casca de pinus, chip de coco e carvão vegetal, e estão todas muito bem de saúde, semrep gostei deste mix. Abs ADSUMUS
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 11:27 am Responder com citação
Eugenio F. G. Tavares

Pessoal,
Só corrigindo elas estão no chip de coco e carvão vegetal.
Daniela obrigado pela dica.
Substrato
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 2:48 pm Responder com citação
MARILVA DINIZ LEITE
4º PASSO
4º PASSO

Pois é Eugênio, eu usava todos esses substratos mencionados e tinha muito problema, com bichinhos que apareciam, raízes que apodreciam, podidrão negra, etc..Então precisei viajar por 1 mês e coloquei todas minhas orquideas no sistema HS, isto é, usando apenas argila espandida.Pois não é que quando voltei estavam todas ótimas?
Então as tirei do HS mas deixei todas só na argila expandida, deixando somente os oncidiuns que estão em estacas de café.Até as vandas foram para lá.Pois não é que cada dia mais elas estão ficando fortes com raízes maravilhosas.Adeus bichinhos , podridão negra, etc.É claro que semanalmente as adubo com biofert e mensalmente com superthrive.
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:22 pm Responder com citação
Eugenio F. G. Tavares

Marilva, mande uma foto para eu ver como fica.
Abç.
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:37 pm Responder com citação
Sandra Pinheiro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Daniela Flávia escreveu:
Olha Eugênio,sobre o substrato eu não sei te responder,terá que ser alguém mais experiente,mas sobre a foto,é só ir lá em perfil,e a última opção é Link para avatar externo.É só colocar a URL da foto lá e salvar o perfil.

Oi Eugenio, não esquece que a medida pro avatar é de 100X75... Acho q vc precisa primeiro salvar uma foto q possua num site provisório na net, por exemplo, salvá-la como avatar e depois pega esse link, copia e cola lá onde está URL para Avatar no seu perfil. Boa sorte! Vc pode procurar ver tudo isso lá no Tópico: "Fotografia" e inclusive fazer testes.

Com relação ao substrato eu uso dependendo da espécie de orquídea, claro! Algumas gostam de mais umidade, outras menos, vc sabe como é. Os vasos de plástico tb uso mais em espécies que gostam de bastante umidade, os de barro uso nas espécies que preferem ficar sequinhas e por aí vai... Geralmente, nas epífitas eu uso essa mesma mistura que vc está usando, só acrescento argila expandida e brita para ajudar a fixar melhor a planta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:39 pm Responder com citação
Vickdilser
3º PASSO
3º PASSO

Oi pessoal!
Bom, por enquanto eu não "acertei" no substrato, sempre que eu "invento" alguma coisa fica muito úmido. Dessa vez, eu comprei uma embalagem com cascas de pinus, pedacinhos de carvão e uns poucos quadradinhos de fibra de coco. Não vou misturar mais nada, só vou usar essa mistura mesmo.
Na embalagem, não há nenhum aviso sobre preparo.
Existe algum tipo de preparo com o susbstrato antes do replantio, tipo lavar, ferver, colocar em algum produto... Ou é só transplantar mesmo?

Obrigada!

Dalai Lama

http://www.flickr.com/photos/vickdilser/
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:55 pm Responder com citação
Sandra Pinheiro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Vickdilser escreveu:
Oi pessoal!
Bom, por enquanto eu não "acertei" no substrato, sempre que eu "invento" alguma coisa fica muito úmido. Dessa vez, eu comprei uma embalagem com cascas de pinus, pedacinhos de carvão e uns poucos quadradinhos de fibra de coco. Não vou misturar mais nada, só vou usar essa mistura mesmo.
Existe algum tipo de preparo com o susbstrato antes do replantio, tipo lavar, ferver, colocar em algum produto... Ou é só transplantar mesmo?

Obrigada!

Oi Vick! Bem amiga, a casca de pinus tem muito tanino e isso não é bom para as orquídeas, então eu lavo várias vezes até sair aquela cor vermelha bem escura e, em qualquer substrato eu sempre, antes de usar, faço aquela misturinha básica de 1 litro de água e uma colher de água sanitária. Deixo descansar, depois lavo com água corrente e uso. Os mais experientes me corrijam se estiver errado.
Ah, ia esquecendo, eu tb coloco um preparado básico no substrato que vou usar, comprei em casa de produtos agropecuários, chama-se Orquideas I, da Nutrigarden - 1 semana antes de usar coloco 5 ml do produto no substrato a ser usado, acrescento 1 litro de água e deixo descansar. Depois tiro, deixo escorrer a água e reservo para ser usado depois.

Editado pela última vez por Sandra Pinheiro em Seg Dez 27, 2010 10:59 pm; num total de 1 vez
MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:58 pm Responder com citação
Vickdilser
3º PASSO
3º PASSO

Sandra Pinheiro escreveu:
Vickdilser escreveu:
Oi pessoal!

Obrigada!

Oi Vick! Bem amiga, a casca de pinus tem muito tanino e isso não é bom para as orquídeas, então eu lavo várias vezes até sair aquela cor vermelha bem escura e, em qualquer substrato eu sempre, antes de usar, faço aquela misturinha básica de 1 litro de água e uma colher de água sanitária. Deixo descansar, depois lavo com água corrente e uso. Os mais experientes me corrijam se estiver errado.

Ah, entendi! Obrigada San!
Ok, vamos esperar pra ver o que o pessoal faz.
Abraços!

Dalai Lama

http://www.flickr.com/photos/vickdilser/
MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 5:54 am Responder com citação
Eugenio F. G. Tavares

Sandra,
Com relação a argila expandida são aquelas bolinhas de argila que a gente vê em cobertura de jardim?
Outro probelima que estou tendo é que fiz uma cobertura com sombrite e plástico no local onde estou cultivando as orquídeas e que ficou bom, porém tenho tido problemas com o acúmulo de água sobre o plástico. Estou pensando em retirar o plástico e aí terei um a parte da área que terá influência de chuva.
Quais gêneros que poderia tomar chuva e claro ter um substrato que retém pouca umidade?
Hoje tenho oncidium, phalaenopsis, dendrobium e cattleya
substratos
MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 11:14 am Responder com citação
MARILVA DINIZ LEITE
4º PASSO
4º PASSO

Eugenio mandei uma mensagem particular, porque até hoje não consegui sucesso na colocação de fotos no site.Tentei umas três vezes, não deu certo, desisti.
Re: substratos
MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 1:16 pm Responder com citação
Sandra Pinheiro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MARILVA DINIZ LEITE escreveu:
Eugenio mandei uma mensagem particular, porque até hoje não consegui sucesso na colocação de fotos no site.Tentei umas três vezes, não deu certo, desisti.

Marilva e Eugenio, aqui vai um Tópico q escrevi e achei a maneira mais fácil de postar fotos no Fórum e o melhor é que vc não precisa deixar a foto hospedada no site, a hospedagem é provisória! Tentem e façam o teste lá mesmo no tópico.

http://www.aorquidea.com.br/forum/viewtopic.php?t=11399
MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 1:43 pm Responder com citação
Sandra Pinheiro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Eugenio F. G. Tavares escreveu:
Sandra,
Com relação a argila expandida são aquelas bolinhas de argila que a gente vê em cobertura de jardim?
Outro probelima que estou tendo é que fiz uma cobertura com sombrite e plástico no local onde estou cultivando as orquídeas e que ficou bom, porém tenho tido problemas com o acúmulo de água sobre o plástico. Estou pensando em retirar o plástico e aí terei um a parte da área que terá influência de chuva.
Quais gêneros que poderia tomar chuva e claro ter um substrato que retém pouca umidade?
Hoje tenho oncidium, phalaenopsis, dendrobium e cattleya

Oi Eugênio! A argila expandida eu comprei naquela rede de supermercados que tem a Ana Ma. Braga como garota progaganda, pegou?! Laughing Tb alguns jardins usam sim.
Com relação ao plástico, eu não entendo muito bem dessa parte. Mas cuidado pq muita chuva pode realmente danificar algumas orquídeas. Tenho visto o pessoal aqui no Fórum falar sobre isso. Sei que existe uma distância correta entre o sombrite e o plástico (não lembro qual é), mas nào daria pra vc colocar o plástico meio inclinado? Daí a água escorreria sem problemas.
O que eu sei é que a maioria das espécies tropicais de orquídeas gostam de chuvas, o problema é se a chuva é muito forte, aí realmente pode danificar. A phalaenopsis, por exemplo, não gostam de muita umidade. É preciso lembrar que nas matas as orquídeas estão protegidas pelas àrvores, que filtram a chuva até elas. Uma chuvinha de leve, até é bom pra qualquer tipo, a água da chuva é ótima, mas se forem chuvas fortes, não aconselho.
Os vasos de barro (aqueles com buracos dos lados) retém menos umidade que os de plástico. Mas as Phalaenopsis, por exemplo, preferem os de plástico transparente, já que suas raízes tb realizam a fotossíntese. Já outras espécies preferem tronquinhos, ou casca de peroba (como walkerianas)... Vc vai ter que pesquisar qual o melhor vaso e substrato pra sua orquídea. Até nos sites de orquidários vc pode ver essas informações, ou então pesquisando no Google mesmo (é só colocar o nome da espécie que vc busca + cuidados ou cultivo).
Um substrato que retém pouca umidade é a casca de pinus + carvão vegetal + brita (por exemplo).
Boa sorte! Smile
Substrato
A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE