A Orquídea - Mário A G Leal

ESTE FÓRUM NÃO PERMITE QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO PESSOAL, ISTO VALE PARA
MODERADORES E USUÁRIOS. ENTRE EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
login.php?sid=c549dd0c4ff499e70ac7b47e8a664d87 profile.php?mode=register&sid=c549dd0c4ff499e70ac7b47e8a664d87 faq.php?sid=c549dd0c4ff499e70ac7b47e8a664d87 search.php?sid=c549dd0c4ff499e70ac7b47e8a664d87 Estatisticas index.php?sid=c549dd0c4ff499e70ac7b47e8a664d87

A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE » Sombrite
Novo tópico  Responder tópico Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico 
Sombrite
MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 9:46 am Responder com citação
vaniacarmen
3º PASSO
3º PASSO

No meu orquidário não pega sol dos lados mas somente em cima. Uso sombrite de 60% (acho que é mais ou menos isso), só que nesse verão o sol está de matar e apesar de ser ventilado o local me preocupo com o sol por imaginar que possa prejudicar minhas orquídeas. Imaginem, logo após o Natal fez quase 40º, inclusive em uma reportagem no jornal local entrevistaram um turista do Piauí que estava apavorado com a temperatura tórrida que estava fazendo por aqui. Continuo molhando o piso do local todos os dias e regando as orquídeas quando vejo que o substrato ficou seco.Que faço, coloco mais um sombrite por cima do orquidário ou deixo assim com o está?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 10:46 am Responder com citação
Wesley Klumb
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Estou na mesma situação, o calor está muito forte este ano.
Para resolver o problema por aqui, além do sombrite, eu plantei algumas trepadeiras que estão tomando conta da cobertura, e enquanto elas não cobrem totalmente o local eu improvisei, coloquei algumas folhas de coqueiro em cima, ajuda bastante a defender o excesso de sol.
Não fica bonito, mas por enquanto foi a minha melhor ideia.
Espero ter ajudado!

Temperatura média: 17°C
MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 2:26 pm Responder com citação
vaniacarmen
3º PASSO
3º PASSO

Wesley Klumb escreveu:
Para resolver o problema por aqui, além do sombrite, eu plantei algumas trepadeiras que estão tomando conta da cobertura, e enquanto elas não cobrem totalmente o local eu improvisei, coloquei algumas folhas de coqueiro em cima, ajuda bastante a defender o excesso de sol.
Espero ter ajudado!
]

Obrigada Wesley pela atenção!. Já andei dando uma improvisada também, coloquei algumas orquideas penduradas naquele pedaço de telhado que fica além da parede da casa (não sei o nome). Não pega sol e sim bastante claridade. Até chegar o outono/inverno, o negócio é improvisar mesmo!
MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 2:45 pm Responder com citação
Wesley Klumb
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

vaniacarmen escreveu:
Wesley Klumb escreveu:
Espero ter ajudado!
]

Obrigada Wesley pela atenção!. Já andei dando uma improvisada também, coloquei algumas orquideas penduradas naquele pedaço de telhado que fica além da parede da casa (não sei o nome). Não pega sol e sim bastante claridade. Até chegar o outono/inverno, o negócio é improvisar mesmo!

Excelente ideia, o problema aqui é que moro num lugar muito alto, e se colocar alguma orquídea pendurada na aba da casa garanto que ela não irá amanhecer pendurada e sim espatifada no chão.

Temperatura média: 17°C
MensagemEnviada: Qua Maio 08, 2013 1:39 pm Responder com citação
solarolo
1º PASSO
1º PASSO

Citação:
Já andei dando uma improvisada também, coloquei algumas orquideas penduradas naquele pedaço de telhado que fica além da parede da casa (não sei o nome). Não pega sol e sim bastante claridade.

Seria "cumeeira"? Mas entendi o q vc quis dizer. E nas chuvas? Tiro elas de lá ou deixa elas pegarem uma chuvinha q não tem problema?

Citação:
Uso sombrite de 60% (acho que é mais ou menos isso), só que nesse verão o sol está de matar e apesar de ser ventilado o local me preocupo com o sol por imaginar que possa prejudicar minhas orquídeas.

Essa é outra preocupação minha. Aqui em Mesquita, no final de 2012, teve dias de fritar ovo no asfalto - acho que se eu quebrasse um ovo realmente ele iria fritar. Novembro e Dezembro foram meses insanos por aqui, tempestades bíblicas num dia, no outro um sol de deixar beduíno com insolação. Perdi várias plantas do meu jardim por isso (ainda não tinha orquídeas nessa época, aliás, até tinha, mas como a casa estava em obras elas só foram pra casa em janeiro!). Estou vendo que o canto onde elas devem ficar vai ter que ser bem ventilado, bem abrigado do sol e vou ter q bolar um jeito de fazer algo pra aumentar a umidade, o que vocês sugerem?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MensagemEnviada: Qua Maio 08, 2013 5:09 pm Responder com citação
vaniacarmen
3º PASSO
3º PASSO

solarolo escreveu:
Citação:
Já andei dando uma improvisada também, coloquei algumas orquideas penduradas naquele pedaço de telhado que fica além da parede da casa (não sei o nome). Não pega sol e sim bastante claridade.

Seria "cumeeira"? Mas entendi o q vc quis dizer. E nas chuvas? Tiro elas de lá ou deixa elas pegarem uma chuvinha q não tem problema?

Citação:
Uso sombrite de 60% (acho que é mais ou menos isso), só que nesse verão o sol está de matar e apesar de ser ventilado o local me preocupo com o sol por imaginar que possa prejudicar minhas orquídeas.

Essa é outra preocupação minha. Aqui em Mesquita, no final de 2012, teve dias de fritar ovo no asfalto - acho que se eu quebrasse um ovo realmente ele iria fritar. Novembro e Dezembro foram meses insanos por aqui, tempestades bíblicas num dia, no outro um sol de deixar beduíno com insolação. Perdi várias plantas do meu jardim por isso (ainda não tinha orquídeas nessa época, aliás, até tinha, mas como a casa estava em obras elas só foram pra casa em janeiro!). Estou vendo que o canto onde elas devem ficar vai ter que ser bem ventilado, bem abrigado do sol e vou ter q bolar um jeito de fazer algo pra aumentar a umidade, o que vocês sugerem?

Carlos, essa beirada que eu falo não é a cumeeira mas é aquela parte do telhado que vai além da parede da casa. As plantas que coloquei ali estão muito bem pois tem claridade sem pegar sol em cima delas. Agora aqui vai começar o frio então a preocupação é não deixar as orquídeas pegarem vento com geada mas para isso já fiz adaptações, eu também não deixo as orquídeas pegarem chuva pq quando começa a chover aqui no inverno chove demais e apodrece as plantas. As minhas não pegam chuva> Quando chegar o verão novamente, vou trocar o sombrite, tem um novo que é cor de prata e então repele o calor excessivo dos raios solares, me falaram que é muito bom e como sugestão para vc aumentar a umidade é ter outras plantas junto às orquídeas, como anturios, samambaias, etc. Aqui é calçado onde elas estão e como tenho dois cachorros que ficam ali, tenho que lavar o piso todos os dias então a umidade é muito boa. Esperto ter ajudado. Boa sorte! Abraço.
MensagemEnviada: Qua Maio 08, 2013 5:30 pm Responder com citação
solarolo
1º PASSO
1º PASSO

Vania, obrigado pelas respostas. Até tenho antúrios, tenho um antúrio que provavelmente é mais velho do que eu... rs... Mas pra mim vai ficar complicado colocá-lo junto com as orquídeas, por causa de espaço no quintal. Mas quanto a molhar o piso, pode ser, não tenho cães, mas o quintal é cimentado, pode ser uma idéia molhar o chão diariamente. Já li também de colocar um vaso, uma jardineira, encher de brita e depois encher de água abaixo de onde ficam as orquídeas. Posso testar isso tb!

Citação:
Quando chegar o verão novamente, vou trocar o sombrite, tem um novo que é cor de prata e então repele o calor excessivo dos raios solares...

É o que chamam de aluminite, não é?

MensagemEnviada: Qua Maio 08, 2013 8:52 pm Responder com citação
fatimajc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Aluminet termo refletora é mto bom, filtra os raios solares e mantém
uma temperatura mto boa, tanto no calor como no frio. Agora a umidade
no seu caso seria bom fazer um laguinho,vc mesmo pode fazer, é fácil
aqui no fórum tm um tópico faça vc mesmo, como fazer um lago.

MensagemEnviada: Qua Maio 08, 2013 9:48 pm Responder com citação
BrunoB
2º PASSO
2º PASSO

Eu uso sombrite 80% mas mesmo no verão elas ficam meio judiadas ai o que fasso, deixo um pé de maracuja que tenho aqui subir por cima da tela ai fica tudo numa boa
Hehehehehehehe
Nesta epoca em que estamos ja arranquei ele de cima para bater sol ta um friuzinho xato, e como meu orquidario e em um corredor esta epoca o sol muda e bate menos intaum arranco ele de cima.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MensagemEnviada: Qui Maio 09, 2013 10:41 am Responder com citação
solarolo
1º PASSO
1º PASSO

Fatima e Bruno, grato pelas respostas.

Vou ter q analisar mesmo o que posso fazer, pra ver qual a melhor solução a tomar em casa.

Mas uma coisa eu já concluí: As meninas precisam de mais umidade. Venta muito, pois a garagem é alta. Tem que ter mesmo alguma fonte de umidade.

Sombrite
A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE