A Orquídea - Mário A G Leal

ESTE FÓRUM NÃO PERMITE QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO PESSOAL, ISTO VALE PARA
MODERADORES E USUÁRIOS. ENTRE EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
login.php?sid=00c8ca2dee8e772b473bb52bd0a1b1b0 profile.php?mode=register&sid=00c8ca2dee8e772b473bb52bd0a1b1b0 faq.php?sid=00c8ca2dee8e772b473bb52bd0a1b1b0 search.php?sid=00c8ca2dee8e772b473bb52bd0a1b1b0 Estatisticas index.php?sid=00c8ca2dee8e772b473bb52bd0a1b1b0

A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » DOENÇAS E PRAGAS » Estou vivendo um caos!
Ir à página 1, 2  Próximo
Novo tópico  Responder tópico Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico 
Estou vivendo um caos!
MensagemEnviada: Ter Fev 24, 2009 9:41 am Responder com citação
RenataFA
1º PASSO
1º PASSO

Gente, socorro! Minhas orquídeas estão passando por diversos problemas, e não sei como resolver!!! Vejam:

1) As minhas cymbidium, não consigo encontrar um lugar que elas gostem! Tenho vários vasos, todos comprei com flores, depois que as flores se foram, elas estão morrendo um a um! O que eu faço?

2) Formigas!!! Que diabos?! Pq. esses malditos bichinhos gostam tanto das minhas orquídeas? Não dou conta de colocar veneno contra formigas nelas, é formiga pra tudo que é lado! Algum truque pra me livrar delas? São aquelas pequenininhas que quase nem enxergamos.

3) Pulgões! Algumas espécies tem uma facilidade incrível pra pegar pulgões. E não dou conta, limpo de uma, qdo olho a outra está cheia de pulgões. O que vcs usam?

4) Podridão negra. Desde que entrei no forum sofro com esse problema. Alias, eu achei o forum num dia que procurava explicações sobre essa praga. Até hoje sofro com isso, coloco veneno nelas, parece que tá tudo bem, daí a um pouco vejo que tem mais vasos com a tal. Minhas orquídias dão botões, espátulas cheias de botões, qdo vou ver, não abrem, e pq? Olha lá o bulbo e as raízes todas pretas por causa da desgraça da podridão negra! Será que eu não estou usando veneno suficiente? De quanto em quanto tenho que reaplicar, qual vcs usam? Eu tava usando um fungicida vendido em orquidários. É frustrante! Agora mesmo estava olhando elas e vários vasos estão com as espátulas secando, já eram as flores denovo.

5) O clima tá complicado! Onde moro (Jundiaí-SP - no interior), nessa época do ano tem feito um calor absurdo durante o dia, e quase toda a tarde temporal com MUITA chuva. Minhas orquídeas (aliás, não só elas, outras flores tb) Estão sofrendo com isso. As que estão no sombrite sofrem com o sol que está sendo muito forte durante o dia, e depois chegam a apodrecer por causa de muita chuva toda noite. Não tenho pratinhos nelas, estão em prateleiras vazadas pra não parar água, mas não adianta. As que estão em locais cobertos (garagem, jardim de inverno, lavanderia, etc...) ficam tostadas por causa do calor, ficam ressecadas, as folhas queimam, mesmo sendo lugares bem ventilados. Não sei o que fazer pra que elas se sintam bem. Minha casa é alta, tem bastante ventilação e pega MUITO sol em tudo que é lugar. O que faço?

Desculpem o post longo, mas é que estou ficando desanimada. Assim nunca conseguirei ter minha coleção de orquídeas, compro floridas e depois morrem! Não pode ser assim!!! Me ajudem por favor, estou num caos aqui. Crying or Very sad

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MensagemEnviada: Ter Fev 24, 2009 10:09 am Responder com citação
Bruno F. Rodrigues
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Querida é assim mesmo!

Orquídea é paciência, dedicação.
Tire um fim de semana pra cuidar só das suas meninas, corte folhas doentes, passe escovinha com detergente pra tirar pulgões, troque substratos, limpe o orquidário...

Boa sorte.

Temp. Máx.: 26,6º e Temp. Mín.: 16,3º
Índice médio pluviométrico anual: 1491,3 mm
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MensagemEnviada: Ter Fev 24, 2009 1:14 pm Responder com citação
Conceição
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Oi, será que você não tem um cantinho com muita claridade onde elas não tomem tanta chuva?
Quanto as pragas, também sofro com essa formiguinhas...
MensagemEnviada: Ter Fev 24, 2009 7:44 pm Responder com citação
raquelica
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

qdo tem podridão vc temm que isolar o vaso afetado dos outros pq é uma das pragas que mais se espalham, e na maioria é mortal pra planta... qualquer que seja a praga , assim que vc ve vc tem q isolar o vaso, pq senão espalha mesmo ai vc não consegue controlar mais....nunca tive problemas com formigas, mas enfim vc pode tentar trocar o substrato pra ver se melhora, ás vezes alguma coisa que veio no substrato atrai elas.......
qto á pulgões é legal vc passar óleo de neem, na verdade eu inclusive ja falei várias vezes no fórum que passo esse óleo 1 vez por mês em todas as plantas, mesmo não estando doentes, como prevenção, inclusive depois de toda a chuvarada que teve aqui , não apareceu nem pulgão , nem cochonilha (que é pior); tive alguns caramujos que consegui controlar com isolamento, catação manual e troca de substrato......isso é outra coisa que faço, assim que vejo alguma praga, troco todo o substrato da planta, pra garantir que todo o foco de doença seja eliminado.....

clima: quente e seco; altitude: 611 m temperatura: máx 32 e mín 8
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
MensagemEnviada: Ter Fev 24, 2009 10:24 pm Responder com citação
friorquideas
5º PASSO
5º PASSO

Olá.
Sua pergunta é longa e por isso vai ter uma resposta longa ok.
Pra começar, calma. Tudo o que você falou tem solução. Com alguns ajustes, trabalho e paciência você vai conseguir.
Vamos lá:

1)Cymbidiums. Essas plantas são realmente complicadas de cultivar. eu mesmo já desisti por isso não tenho muitas dicas para te dar. Até onde eu sei elas precisam de substrato sempre úmido mas não encharcado. Muito adubo orgânico e muita luz.

2)Formigas. Por que você está preocupada com formigas. Essas minúsculas não fazem mal algum para as orquídeas. Em geral quase nenhum tipo de formiga faz mal para elas. Algumas se utilizam dos pulgões para obter alimento. Os pulgões sugam a seiva das plantas e elas comem a excreção deles cheia de açucar. Por isso é muito comum se pensar que as formigas que carregam os pulgões. Na verdade eles chegam nas plantas em sua fase alada. Portanto não se preocupe.

3)Para acabar com pulgões só mesmo com inseticidas. Dependendo da quantidade de plantas que você tem pode ser usado inseticida mais ou menos forte. Para poucas plantas, você pode usar SBP ou óleo mineral. Para muitas plantas você vai precisar de inseticidas agrícolas. Se a infestação está voltando toda hora, pode ser por que a praga não está sendo inteiramente combatida sobrando alguns indivíduos escondidos e por isso talvez você precise usar um inseticida sistêmico, ou seja, que entra na circulação das plantas e por isso mata a praga de dentro pra fora. Agora me fugiu o nome do inseticida. Quando eu lembrar eu falo.

4)Pelo que percebi, você cultiva as plantas sem cobertura e por isso elas pegam chuva direta. Isso pode ser bom para plantas instaladas em toquinhos ou caixinhas de madeira. Estes sistemas deixam a água escorrer rapidamente e por isso as raízes não ficam encharcadas e não apodrecem. Se você cultiva com xaxim ou outro substrato dentro de vaso, as raízes vão acabar apodrecendo enfraquecendo muito a planta. Muita água acumulada nas folhas ou raízes favorece também o aparecimento de fungos ou bactérias (podridão negra). Ou seja, para combater eficiêntemente este mal você vai precisar adequar seu cultivo. Ou coloca suas plantas em toquinhos de madeira ou cobre o orquidário, seja com plástico ou com telhas. Para combater a doença, tire a planta do vaso, corte a parte com ferramenta limpa na parte afetada até aparecer tecido sadio. Aplique um bom fungicida do tipo Dithane ou cercobim, seco, diretamente na ferida. Deixe a planta secar uns dias e só então replante. Nem sempre dá pra salvar a planta mes dá pra ter bastante sucesso.

5)Com relação ao clima, infelizmente acho que só mesmo fazendo um orquidário.

Espero ter ajudado.
Abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 8:11 am Responder com citação
Maria Teresa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Bom dia Renata !
Realmente esse tempo esta mnos deixando loucos eu tive que remanejar varias orquideas devido o sol escaldante e as chuvas de mais .
Os meus Cymbidiuns sofreram tbem ,c/ as chuvas e sol forte eu tinha colocados no lugar q julguei ser otimo p eles por ter um ar fresco cobertura de sombrite a semana de chuva me fez traze-los de volta p/ varanda
Amiga eu vou tentar passar dicas do Cymbidiuns p/ vc .
Eles gostam de sol pela manha, umidade e uma boa ventilacao .
Elas necessitam de adubacao constante . Uso adubo foliar Floracao da biofert e enraizador a cada 3 meses . uma vez por mes faco a adubacao orqganica q aprendi nessa materia q coloquei p/ vc tem umas boas dicas .

O QUE FAZER COM CYMBIDIUM SEM FLORES HÁ ANOS

Francisco Benedito Wiechert

Os Cymbidium são orquídeas de grande beleza, utilizadas para decoração de casas, lembranças em festas e aniversários, dia das mães etc. Sua folhagem muito decorativa e suas hastes florais de grande duração fazem do Cymbidium uma orquídea de boa aceitação comercial, pois podemos facilmente encontrá-las em supermercados e floriculturas.

Mas as más línguas dizem que elas só trazem duas alegrias. A primeira quando as compramos ou as ganhamos com belas floradas. A segunda quando acabamos dando-as para alguém, pois os anos passam e elas nunca mais florescem. Em verdade, elas não florescem por uma serie de motivos:

- Cymbidium são plantas terrestres de origem sul asiática mais precisamente das florestas chinesas, onde encontramos clima com períodos de frio e calor bem definidos e solos muito ricos em matéria orgânica e nutrientes necessários para seu pleno desenvolvimento.

- Comumente os Cymbidium vendidos aqui em Brasília são, em sua grande maioria, cultivados no sul e sudeste do pais, onde normalmente as condições climáticas como altitude, temperaturas (períodos mais longos de temperaturas mais baixas durante a noite, do as que podemos verificar em Brasília), ajudam em muito no seu desenvolvimento. O que acontece é que durante o dia o calor aquece o substrato dentro do vaso e este demora muito para esfriar durante a noite, agindo muitas vezes como uma pequena estufa. Sem contar que as noites frias em Brasília são poucas em comparação com aquelas regiões. Esse efeito de retenção de calor impede que a planta esfrie o suficiente para desencadear seu processo natural de floração. Sendo assim, temos que dar uma pequena ajuda, fazendo uma rega copiosa com água bem gelada no final da tarde, para que o vaso esfrie e a planta possa absorver o frio durante toda a noite, tendo assim seu ciclo natural completo. Podemos utilizar esse processo aproveitando a chegada de frentes frias que também garantem alguns dias de temperaturas mais baixas.

- São plantas que necessitam de adubação constante e farta, com doses semanais de 30-10-10 para brotação e 9-45-15 para floração. Outra adubação importante é a orgânica, que deve ser feita com 1 colher de sopa de torta de mamona, e duas de farinha de osso. Misture-as em um copo de água, deixando descansar por uma noite, utilizando essa água para fazer a rega no dia seguinte. Essa adubação pode ser mensal.

- Necessitam de substrato neutro ou mais alcalino, em torno 6.0 a 6.5 de PH, o que pode ser verificado com um papel de PH. Sua correção é conseguida com uma pitada de calcário dolomítico aplicado à água da rega uma vez ao ano.

- Devem ser cultivados em locais com grande iluminação.

- Procure evitar fazer divisões nas plantas, pois elas ficam sentidas e podem entrar em dormência por longos períodos. Só faça divisões quando realmente for necessário.

- Use xaxim misturado com pedra britada e um pouco de terra preta ou areia grossa como substrato.

- O vaso deve ter uma boa camada de drenagem no fundo, a fim de evitar excesso de umidade e possíveis perdas de novos brotos e hastes florais em desenvolvimento.

Vale lembrar que esse processo inicial de queda de temperatura e boa adubação farão com que os Cymbidium voltem a florir, assim que recuperem e armazenem boa quantidade de energia. Este período pode ser variado, dependendo do estado em que a planta se encontra.

Não é raro ver belos vasos de Cymbidium com quatro ou cinco anos sem florescer, mas com esses cuidados eles poderão voltar a florir em alguns meses. Ai é só prover alimentação adequada, para que possam vir a florir aqui em Brasília em qualquer período do ano.

Francisco Benedito Wieckert é microempresário e orquidófilo associado à SOB desde 22.02.2000

Boa sorte amiga !
MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 10:43 am Responder com citação
RenataFA
1º PASSO
1º PASSO

Oi pessoal! Estou no trabalho e não posso ficar lendo aqui, não dá tempo. Em casa, a noite, eu vou ler com cuidado as dicas, mas já agradeço desde já.

A noite mando respostas.

Brigada,
Renata

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 11:37 pm Responder com citação
Conceição
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Rolling Eyes Friorquídeas, me disseram que as formigas, dessas miudinhas, deixam as raizes das orquídeas com fungos. No mês passado trocamos uma orquídea de vaso onde havia um formigueiro dessa pequeninas e as raizes estavam cheias de pontinhos brancos... não seriam fungos? (tratamos como se fossem)
MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 8:59 am Responder com citação
friorquideas
5º PASSO
5º PASSO

Olá Conceição.
Não acredito que elas sejam as causadoras desses fungos. provavelmente elas estavam se beneficiando deles de alguma maneira ou até mesmo elas poderiam estar se alimentando deles. Uma vez eu vi um documentário onde eles falavam que as formigas pegam folhas, insetos e etc e levam para dentro do formigueiro onde elas cultivam fungos para se alimentar. Como uma fazenda sabe.
Existe um tipo de pulgão também que é como pequenos pontos de algodão que podem ser confundidos com fungos e que se instalam nas raízes.
Ou seja, temos que identificar bem o problema para poder remediar. Espero não ter confundido mais ainda as coisas rsrsrsrs.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 9:26 am Responder com citação
mgloriam
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Concordo com o Fred ( aliás quem sou eu para discordar do Mestre?)

Eu consegui passar da fase ansiedade orquidoida, agora, além das orquídeas cultivo formigas, aranhas, lagartixas, passarinhos, etc... O resultado: minhas meninas estam saudáveis.
Os passarinhos carregam as fibras e minhocas das plantas terrestres, as aranhas e as lagartixas comem os insetos e as formigas? bem elas passeiam pelas plantas.

Agora só me preocupo com as cochonilhas.

Editado pela última vez por mgloriam em Qui Fev 26, 2009 12:27 pm; num total de 1 vez

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 10:52 am Responder com citação
raquelica
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

faço das palavras do fred e da mglorian as minhas; nas minhas meninas encontro aranhas de montão, joaninhas, maria fedida, lagartixa, e ADOROOOO, pq elas matam o que eu considero a pior praga pra orquídea: as cochonilhas; essa sim, mata elas rápido e se alastram mais rápido ainda; como ja disse, sempre tem formigas nos vasos, nunca tive problemas com elas; as vezes elas ficam nos brotos novos, mas reparei que elas ficam "lambendo" o líquido que sai dele....

clima: quente e seco; altitude: 611 m temperatura: máx 32 e mín 8
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 11:48 am Responder com citação
Cláudio de Souza Barros J
4º PASSO
4º PASSO

Concordo com o Fred e mgloria. Contudo, sempre que tem um formigueiro grande nas minhas orquídeas, trato logo de dar um "banho" no vaso, e elas saem todas correndo dalí, com suas favas e tudo. Embora saiba que não é sempre que elas trazem mal a orquídea, prefiro não arriscar demais, pois os pulgôes são terríveis e acambam com as orquídeas mesmo. Tento não ficar muito preocupado com outros seres que estão nas minhas plantas (aranha, pequenos insetos que ficam no substrato e etc...) pois fazem parte de um "todo" equílibrio biológico que deve existir naturalmente. Só me preocupo com as cochonilas, pulgôes e fulgos e bactérias. No mais, tento manter a calma e não me stressar demais.
MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 1:21 pm Responder com citação
Luciana Paula Figueiredo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Renata o Fred falou tudo. Não se preoculpe com formigas querida e com os insetos que a Raquelica disse, na verdade eles trazem sim alguns beneficios.
Quando vc for fazer o combate, não se esqueça de bater os inseticidas nos vasos e bancadas onde eles ficam acomodados.
Eu não tenho mais a metade dos seus problemas que vc tem hoje só porque coloquei as minhas meninas dentro de uma redoma, ou seja fiz um orqudário pequeno mas todo protejido com sombrite. Fiz ele fechado de todos os lados e isso evita o aparecimento desses cretinos que tiram nosso sono.
Segue arisca os conselhos e tudo dará certo.

Boa sorte

Luciana

http://www.flickr.com/photos/luciana_figueiredo/
http://www.flickr.com/photos/luciana_figueiredo40/
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?rl=ms
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Lembranças!!!!
MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 4:01 pm Responder com citação
mgloriam
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Renata

Eu entendo sua preocupação. Lembro-me do dia que resolvi colocar chuchu nas minhas meninas, naquela época eram apenas 15. Toda feliz por que como mãe extremada, acreditava não encontrar nada.
Qual não foi minha surpresa caramujos em 3 vasos!!! Mais como???!!!! moro em apartamento com varanda de piso frio de cima em baixo, como pode???

Renata fiquei arrazada, entrei aqui doida, nervosa como se não bastasse, liguei para o orquidário onde havia comprado e dei uma bronca.
Corri igual doida atras de remédio e tudo mais. Até que cai na real, estamos lidando com vegetais, onde a coisa mais comum é encontrar um caramujinho, um bezourinho, fungos, lagartixa, cochonilha, etc...
O que podemos fazer é evitar, se não for possível controlar.
Todos nós adoramos nossos exemplares, sejam belos ou não para exposições. cada um têm um valor especial.
Moral da história, pedi desculpas ao orquidário e aprendi a controlar minha neurorquidoida. Hoje passo apenas todo tempo que tenho com elas, mas não todo tempo.
Em troca, elas estam me dando flores, brotos e raízes lindas.
os bichinhos??? vivem em harmonia na minha bancada,
bjs no seu coração.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
se é que posso aconselhar alguém.
MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 4:57 pm Responder com citação
SOCORRO CANTUARIA
3º PASSO
3º PASSO

Não sou tão principiante, mas ainda engatinho no cultivo das plantas. Mas se é que posso aconselhar, lá vai.

1. formigas são pragas sim e se não cuidar elas tomam conta de tudo. Quando aparecem uso inseticida à base de água no vaso, no substrato e em volta das prateleiras. Elas somem por um bom tempo. Ps. não jogue o inseticida quando estiver sol forte.
2. Quanto ao fungo ou bactéria, é preciso saber qual está acomentendo a planta. Mas, no geral, é possível fazer trabalho preventivo com óleo de neem (uma vez por mês). O clima da minha cidade é equatorial, quente e úmido, bem propício para essas pestes, mas tenho conseguido com o óleo citado, calda de fumo (fervido), pimenta do reino com álcool misturado em água, até mesmo casca de cebola, casca de alho e cheiro verde( acredite se puder).
3. Que tal se você ao invés de só comprar planta com flores, começar a cultivar plantas que ainda vão florescer e acompanhar o crescimento delas. Vale a pena, considerando que a planta nova tem mais capacidade de se adaptar ao teu local.

Abraços.
Socorro Cantuaria
Estou vivendo um caos!
A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » DOENÇAS E PRAGAS