A Orquídea - Mário A G Leal

Ponto de encontro dos orquidófilos
login.php profile.php?mode=register faq.php search.php Estatisticas index.php

A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE » CULTIVO CYMBIDIUM
Novo tópico  Responder tópico Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico 
CULTIVO CYMBIDIUM
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 5:41 pm Responder com citação
CAROLINE

OLÁ PESSOAL, BOA TARDE!!!

TENHO DUAS MUDAS DE CYMBIDIUM, FAZ ANOS QUE AS TENHO, MAS ULTIMAMENTE ELAS DERAM PARA TRAS, NOTEI QUE SUAS RAÍZES ESTAVAM MUITO ÚMIDAS, ENTÃO AS COLOQUEI EM UM LOCAL ONDE PEGAM SOMENTE O SOL DA MANHÃ, MAS O SOL É DIRETO SEM SOMBRITE... BEM GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS QUANTO AS REGAS E LUMINOSODADE. QUAL SERIA O MELHO LOCAL PARA ELAS?

ABRAÇO A TODOS
CAROLINE
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 8:24 pm Responder com citação
marcia suniga
3º PASSO
3º PASSO

Caroline

Recentemente uma colega nossa, Carla Bettoni enviou uma mensagem muito interessante sobre o cultivo de Cymbidium, vou anexar para vc.

- Os Cymbidium são plantas terrestres de origem sul asiática mais precisamente das florestas chinesas, onde encontramos clima com períodos de frio e calor bem definidos e solos muito ricos em matéria orgânica e nutrientes necessários para seu pleno desenvolvimento

- Adubação - são plantas que necessitam de adubação constante e farta, com doses semanais de 30-10-10 deve ser usado de janeiro a julho para brotação e 9-45-15 para floração. Outra adubação importante é a orgânica, que deve ser feita com 1 colher de sopa de torta de mamona, e duas de farinha de osso esta adubação pode ser mensal

- Luz - devem ser cultivados em locais com grande iluminação, a luz é um dos fatores mais importantes para o aparecimento e permanência das flores é preferível o excesso de luz à falta dela. Dê as plantas luz suficiente para que suas folhas fiquem com cor amarelo-esverdeadas, meus cymbidiuns recebem luz direta até as 11:30h.

- Rega - Gostam de substrato bem drenado, no período de brotação mantenha o substrato sempre úmido mas cuidado para não exagerar na água, durante os meses de inverno diminua a rega mas a plana não deve ficar seca por longos períodos.

- Temperatura - eles suportam bem o calor como o frio mas precisam de frio para florescer sem um choque térmico eles não florescem, bom vou tentar explicar: durante o dia o calor aquece o substrato dentro do vaso e este demora muito para esfriar durante a noite, agindo muitas vezes como uma pequena estufa, esse efeito de retenção de calor impede que a planta esfrie o suficiente para desencadear seu processo natural de floração por isso que nas regiões mais frias como o sul do Brasil eles florescem facilmente, aqui onde eu moro o clima se encarrega disso, bom mas pode-se enganar a planta, temos que dar uma pequena ajuda, fazendo uma rega copiosa com água bem gelada no final da tarde, para que o vaso esfrie e a planta possa absorver o frio durante toda a noite, tendo assim seu ciclo natural completo, aproveite a chegada de frentes frias que também garantem alguns dias de temperaturas mais baixas.

- Substrato - rico em matéria orgânica mas bem drenado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
também quero dicas....
MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 5:13 pm Responder com citação
Dolores Fernandez Vidal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Oi Márcia

Eu também tenho uma Cymbindium, mas aqui é litoral e hoje a temperatura está em torno de 32 graus. Devo colocar ela no sol assim mesmo ou esperar os dias mais amenos? E quanto a rega com agua gelada deve ser feita sempre que regar? E ela gosta de 4-14-8 e de 20-20-20?
Se quizer dar uma olhadinha nelae só acessar o link (é que eu não consigo postar foto) Embarassed
http://www.flickr.com/photos/21911633@N04/
Beijos e aguardo sua resposta
Dolores Vidal

A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE