|
 |
A Orquídea - Mário A G Leal
Ponto de encontro dos orquidófilos
|
|
|
 |
Enviada: Seg Maio 05, 2008 10:55 am |
|
|
| ROSAMARIA |
| PARTICIPANTE |

|
 |
| Registrado: 25/03/08 |
| Mensagens: 1597 |
| Localização: PARANAVAI-PR |
|
|
 |
 |
 |
|
ESTOU COM PROBLEMAS EM MINHAS ORQUIDEAS, TEM CARAMUJOS E TATUZINHOS.... COMO FAZER PARA ESTERMINÁ-LOS E QUAIS ADUBOS DEVO USAR E QUANDO DEVO USAR, PARA CRESCIMENTO, MANUTENÇÃO E FLORAÇÃO...
ROSA MARIA |
|
|
|
|
Enviada: Seg Maio 05, 2008 1:33 pm |
|
|
| mgloriam |
| PARTICIPANTE |

|
 |
| Registrado: 07/03/08 |
| Mensagens: 3455 |
| Localização: RIO DE JANEIRO-RJ |
|
|
 |
 |
 |
|
Rosa Maria, eu tive problemas com caramujo e tatuzinho. Como sou radical preferi retirar todo substrato da planta jogar fora e colocar substrato novo. Também lavei a planta muito bem para evitar que ficasse algum ovinho.
Porém a turma aqui costuma afogar o vaso na água e fazer a cata manual.
Quanto aos fertilizantes, eu uso 3 meses antes da floração peter 10-30-20, para crescimento de plantas novas e enraizadas 30-10-10, para manutenção de plantas adultas 20-20-20 e interca-lo com biofert plus.
Ufaaaa!!!! |
|
|
|
|
Enviada: Seg Maio 05, 2008 2:28 pm |
|
|
| ROSAMARIA |
| PARTICIPANTE |

|
 |
|
|
 |
 |
 |
|
Muito obrigada pela dica, vou olhar um por um dos meus 32 vasos e replantar novamente.... Ahh bichinhos danadinhos....
Bjos |
|
|
|
|
Enviada: Seg Maio 05, 2008 4:49 pm |
|
|
| Rogerio Sella |
| 2º PASSO |

|
 |
| Registrado: 18/01/08 |
| Mensagens: 232 |
| Localização: Fortaleza-CE |
|
|
 |
 |
 |
|
Rosa Maria, sugiro imersao...trocar o substrato de 32 vasos de uma vez!!!! trabalhao!!! Eu moro em Apto e nao tenho como fazer regas com mangueira, entao uso imersao e aproveito para retirar qualquer inseto eventual. Deixe os vasos imersos durante 1/2 hora na agua e faça cataçao manual.... depois pulverize oleo de Neen...é um ótimo repelente natural. Para mim funciona.
Adubaçao faço como a MGLORIAM....espero ter ajudado!!! abçs |
|
_________________ Altitude: 25 mts
Lat 03 47' S, Long 38 32' W
Clima: Tropical
Temp Média Anual: 26 Graus
TMinima:22 Graus, TMaxima: 31 Graus
Dens Pluviometrica: 1600 mm |
|
|
|
 | |  |
Enviada: Seg Maio 05, 2008 7:14 pm |
|
|
| selmadoc |
| PARTICIPANTE |

|
 |
| Registrado: 04/04/08 |
| Mensagens: 1621 |
| Localização: Cabo Frio - RJ |
|
|
 |
 |
 |
|
| Rosa Maria, vai dar trabalho mas a água que usar para imergir um vaso não pode ser aproveitada para o seguinte, pois pode transmitir doença, se tiver. E eu tive de deixar a planta submersa por 3 horas para as lesminhas subirem nas folhas. Mas eu só tive este problema com 2 vasos, você tem um montão! Eu também gosto do oleo de neen. Boa sorte. |
|
|
|
|
 | |  |
Enviada: Seg Maio 05, 2008 10:09 pm |
|
|
| Rogerio Sella |
| 2º PASSO |

|
 |
| Registrado: 18/01/08 |
| Mensagens: 232 |
| Localização: Fortaleza-CE |
|
|
 |
 |
 |
|
| Bem lembrado, a agua utilizada na imersao de um vaso nao pode ser utilizada novamente, deve ser descartada para evitar transmissao de doenças. Se for utilizar agua de torneira, deixe a descansando por um ou dois dias para dar tempo do cloro evaporar totalmente. |
|
_________________ Altitude: 25 mts
Lat 03 47' S, Long 38 32' W
Clima: Tropical
Temp Média Anual: 26 Graus
TMinima:22 Graus, TMaxima: 31 Graus
Dens Pluviometrica: 1600 mm |
|
|
|
Enviada: Ter Maio 06, 2008 9:08 am |
|
|
| ROSAMARIA |
| PARTICIPANTE |

|
 |
|
|
 |
 |
 |
|
Obrigada, pessoal vou dar um banho nas minhas orquídeas rsrsrs..... vou afogar esses bichinhos safadinhos....
Rosa Maria |
|
|
|
|
Enviada: Ter Maio 06, 2008 9:26 am |
|
|
| mgloriam |
| PARTICIPANTE |

|
 |
|
|
 |
 |
 |
|
Rosa querida, eu troco o substrato quando descubro os bichinhos em um vaso apenas. Geralmente quando compro planta florida em mercado ou rua, sempre v~em com caramujo, aí não pemso duas vezes troco tudo.
 |
|
|
|
|
Enviada: Ter Maio 06, 2008 10:30 am |
|
|
| ROSAMARIA |
| PARTICIPANTE |

|
 |
|
|
 |
 |
 |
|
| MGLORIAM, TENHO MEDO DE MACHUCAR AS RAÍZES, POIS QUANDO MUDEI UMA DE VASO ELA FICOU BALANÇANDO NO VASO, TIVE MEDO DE APERTAR E QUEBRAR AS RAÍZES.... MAS VOU TENTAR |
|
|
|
|
Enviada: Ter Maio 06, 2008 11:05 am |
|
|
| mgloriam |
| PARTICIPANTE |

|
 |
|
|
 |
 |
 |
|
| Rosamaria, eu utilizo palitos de churrasco novo ou aqueles pauzinhos de restaurante Japones para fixar minhas orquideas. Fixo eles na brita que uso para drenar e amarro com barbante de algodão. |
|
|
|
|
 | |  |
Enviada: Qui Maio 08, 2008 9:18 am |
|
|
| Paulinha Ramalho |
| 1º PASSO |

|
 |
| Registrado: 07/05/08 |
| Mensagens: 132 |
| Localização: Pres. Prudente-SP |
|
|
 |
 |
 |
|
Gente, sou nova no forum, e já aviso, sou curiosa e pesquiso muito para ajudar as minhas meninas a se desenvolverem bem... Também sou bastante palpiteira, mas se não se incomodem, gostaria de dar uma ajuda à Rosamaria.
Eu aprendi com um cultivador da minha cidade natal, que:
Para afastar os caramujos do vaso o melhor remédio caseiro é a borra do café (sem açúcar). é colocar uma colher de chá no vaso.
E que para atrair os caramujos e depois se livrar deles o melhor é: ensopar um pedaço de pano com cerveja e colocar durante a noite, próximo do local onde eles passam. Pela manhã estarão todos lá. Use uma luva ou saco plástico para pegá-los e coloque-os em uma vasilha com sal.
Espero ter ajudado... |
|
_________________ Paulinha
"Um Grande Amor Por Uma Rara Flor"
Lat: 21g 28m long: 50g 31m Alt: 460m
Temperatura Anual:
Min: 16,3° Máx: 29,6° Méd: 25,5°
Chuva (mm): 1.418,2 média anual |
|
|
|
 | |  |
Enviada: Qui Maio 08, 2008 9:27 am |
|
|
| Paulinha Ramalho |
| 1º PASSO |

|
 |
| Registrado: 07/05/08 |
| Mensagens: 132 |
| Localização: Pres. Prudente-SP |
|
|
 |
 |
 |
|
Agora eu preciso de ajuda:
Quais os fungicidas e "remédios" que vocês me indicam para ter sempre à mão? E onde posso encontrá-los?
Quais adubos vc's podem me indicar?
Tenho usado adubo orgânico, tanto foliar quanto o sólido p/ vaso. O foliar aplico a cada semana e o sólido a cada 3 meses coloco uma pontinha de colher de café...
Estou agindo bem? |
|
_________________ Paulinha
"Um Grande Amor Por Uma Rara Flor"
Lat: 21g 28m long: 50g 31m Alt: 460m
Temperatura Anual:
Min: 16,3° Máx: 29,6° Méd: 25,5°
Chuva (mm): 1.418,2 média anual |
|
|
|
 | |  |
Enviada: Qui Maio 08, 2008 9:41 am |
|
|
| ROSAMARIA |
| PARTICIPANTE |

|
 |
|
|
 |
 |
 |
|
Olá Paulinha.... vou tentar de tudo para tirar eles de lá.... já me falaram para colocar pedaços de batata, xuxu e não derem certo... acho que as lesminhas não gostam muito rsrsr...
Fiquei sabendo de outro parecido com o seu, que tbm é com cerveja, mas coloca em uma tampa de leite em pó a cerveja e sal, aí elas caem e morrem desitratadas.... vou fazer se der certo....
bjs |
|
|
|
|
 | |  |
Enviada: Qui Maio 08, 2008 8:21 pm |
|
|
| selmadoc |
| PARTICIPANTE |

|
 |
| Registrado: 04/04/08 |
| Mensagens: 1621 |
| Localização: Cabo Frio - RJ |
|
|
 |
 |
 |
|
| Oi Paulinha, eu uso o fertilizante liquido da marca MURER que tem macro (N, P e K) e micronutrientes (B, Mn, etc) na metade da diluição recomendada para poder fazer 2 vezes por semana. Quando é bebê, uso o MURER com mais Nitrogenio. Para as plantas que vão florir no inverno ou no outono (mas que ainda não floriram) eu uso o MURER com mais Fosforo (P) e para as plantas que não estão nessas situações ou que acabaram de perder as flores, uso o MURER manutenção (20, 20, 20). Comprei recentemente um pouco de bokashi e vou usar 1 colherinha de café em cada adulta, 3/3m. Comprei também o Foliar, que segundo o rótulo é para por 1 vez/mÊs. Vou alternando, com cuidado para não adubar demais, é melhor adubo de menos do que demais. Espero que nossos amigos me corrijam se eu estiver fazendo alguma bobagem e que coloquem a experiencia deles. Beijão, Selma. |
|
|
|
|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 8:48 pm |
|
|
| Vera Rita Alberghette dos |
| PARTICIPANTE |

|
 |
| Registrado: 15/09/07 |
| Mensagens: 4138 |
| Localização: São João da Boa Vista-SP |
|
|
 |
 |
 |
|
Com o tempo e lendo no forum vai perceber que cada um tems eu método de cultivo que funciona dependendo muito da regiao tb
Como fungicida eu só uso o Dhitane ( não gosto de agrotóxicos..mas tem hora que é necessário)
Adubos só uso o Peter semanalmente bem diluído que tem várias formulações.
Neste site:
http://www.orquidarioimirim.com.br/lojavirtual/sessoes.asp?id=36&categoria=368
Você terá a finalidade de cada um dos Peter
Adubo orgânico só bohaski a cada 3 meses.
Boa sorte ai |
|
|
|
|
 | |  |
| A Orquídea - Mário A G Leal - Índice » SOU PRINCIPIANTE |
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3 Próximo
| |
|
|
|
|